terça-feira, 16 de março de 2010

As múltiplas tarefas femininas.

Com as múltiplas tarefas que temos na nossa rotina, deixamos muitas coisas importantes que deveriam ser feitas já para depois. A desculpa: sempre há algo mais relevante para resolver antes. E não deixa de ser verdade. Temos filhos pra levar pra escola, supermercado, ginástica, marcar médico pra família, buscar roupa do marido na lavanderia, orientar a diarista a fazer o trabalho dela bem feito, ir ao salão de beleza, levar o cachorro pra passear, pagar contas (ufa!), sem contar o mais óbvio de todos, estar bem disposta para trabalhar todos os dias pela manhã. A rotina é, na maioria das vezes, tão corrida que mesmo sem perceber acabamos procrastinando algumas coisas. 
 
Procrastinar é deixar pra depois o que poderíamos fazer agora. Pode ser comparado à preguiça, pois talvez essa seja a maior causa de querermos adiar uma tarefa. Todas as questões acima são importantes, porém o perigo é utilizá-las como forma de burlar outras ainda mais importantes. Por exemplo, chegar ao trabalho atrasada porque antes precisava levar o cachorro pra passear ou pagar algumas contas. Ora, de fato as três tarefas precisam ser feitas, então por que não acordar um pouco mais cedo para dar conta de todas sem prejudicar nenhuma delas? 
 
Salvo os dias de ócio, quando realmente devemos aproveitar para descansar, todos os outros dias devem ser planejados nos mínimos detalhes. Não adianta negar, há dias em que realmente almejamos ter algumas horas a mais para vencer todas as tarefas. Mas, enquanto isso ainda não é possível, o jeito é adaptar-se a algumas horas a menos de sono ou, o que é mais inteligente, otimizar nosso tempo. Como? Pedir ajuda é uma das formas. Pode ser ao marido, ao tio, à prima, à mãe, às mães dos colegas do filho, enfim, não importa a quem. Desde que não atrapalhe a rotina de ninguém, pedir ajuda não é nenhuma falta de educação. Pelo contrário, as pessoas sentem-se bem ao saber que podem ajudar de alguma forma. 
 
O que considero mais importante disso tudo é não descuidar nem do trabalho, nem da vida pessoal. De nada adianta estar às mil maravilhas no escritório se em casa as coisas não estiverem muito bem. Mesmo que insistamos em dizer que não, sabemos que a insatisfação em um dos nossos “campos”  sempre interferirá, direta ou indiretamente, no outro. 
 
Por isso, o mais adequado é montar um planejamento para executar as atividades. Nesse planejamento é fundamental estipular datas e horários para cada coisa, quem faz o quê, o tempo destinado a cada coisa e a importância de cada um. Por fim, um pouco de disciplina ajudará a deixar tudo em ordem. No começo, pode acontecer de nos atrapalharmos um pouco, imprevistos acontecerem e a preguiça de fazer tudo cronometrado bater forte, mas o resultado é muito satisfatório. Vale a pena se dedicar um pouco e fazer acontecer. 
 
por Virgínia Magalhães – Assessora de Imprensa da De Bernt Entschev Human Capital. Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Possui experiência nas áreas de radiojornalismo e marketing promocional. Atualmente responde pela área de Marketing e Comunicação da De Bernt Entschev, sendo principal responsável pela Assessoria de Imprensa da empresa.
 
 
FONTE: redação do meia fina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário