quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Chanucá / Hannukah.

* Neste ano de 2009, o Hannukah, iniciou-se em 12 de Dezembro e prolonga-se até ao dia 19.


"Marrano” é a designação tradicional dada aos judeus forçados a converterem-se ao catolicismo na península Ibérica, sob pena de morte e confiscação de bens, nos séculos XV e XVI. Durante séculos a expressão foi considerada depreciativa por se julgar que derivava de “porco” em castelhano, na verdade, ela é obtida pela contracção das palavras hebraicas márre (מר — amargo/amargurado) e anúze (אונס — forçado / violado) – refere-se também aos seus descendentes, muitos dos quais optam agora pelo processo de conversão para “regressar” à sua tradição ancestral. Em hebraico, os marranos são conhecidos simplesmente como “anussim” (אנוסים). Para diferenciar a palavra da sua homófona depreciativa, e evitar assim qualquer tipo de comparações, o capitão Barros Basto insistia que ela deveria ser escrita com apenas um “r”.
 
A celebração do Chanucá é uma comemoração de um evento que aconteceu há mais de 2 mil anos. Em 167 a.C., o rei sírio Antióquio IV declarou ilegais as práticas religiosas judaicas e forçou os judeus a adorarem os rituais gregos. Seus homens passaram a controlar o templo sagrado dos judeus em Jerusalém, saqueando-o e erguendo um ídolo de um deus grego lá. Uma família judia, os Hasmoneans (guiados por Mattityahu e seus cinco filhos), decidiu se declarar contra a perseguição. As forças gregas chegaram na cidade de Modiin, próximo a Jerusalém. Foi então que, após se recusar a violar sua própria religião rezando para o deus grego Zeus, Mattityahu atacou os soldados gregos.
Essa atitude deu início à rebelião judaica. Mattityahu e seus filhos ficaram conhecidos como os Maccabees, que significa "homens que são tão fortes como martelos" em hebreu. O pequeno exército, guiado pelo filho mais famoso de Mattityahu, Judá Maccabee, lutou contra consideráveis forças gregas. Em 165 a.C., os Maccabees triunfaram. No dia 25 do mês hebreu de Kislev, os Maccabees reclamaram o templo sagrado.
Eles decidiram rededicar o templo. A palavra "hanukkah" significa "dedicação". O exército judeu não conseguiu encontrar óleo suficiente para acender a Menorah, ou o candelabro, para usar no serviço. Os Maccabees encontraram apenas uma garrafa de óleo, suficiente para apenas uma noite. Milagrosamente, o óleo durou por 8 noites, dando aos judeus tempo para produzir mais óleo.
O feriado do Chanucá comemora esse milagre. Ao acender as velas por 8 noites, começando todos os anos no dia 25 de Kislev (geralmente em dezembro no calendário ocidental, mas nem sempre), os judeus celebram o triunfo dos Maccabees, a rededicação do templo sagrado e o milagre do óleo que durou por 8 dias.

A mais importante e reconhecida tradição do Chanucá é acender o candelabro, conhecido como Hanukiyah (ou Menorah). O Hanukiyah sustenta 9 velas, 8 delas representando as 8 noites do feriado mais a Shamash, que é usada para acender as outras velas. A primeira vela é acesa no Erev Hanukkah, a noite anterior ao início do feriado. Alguém coloca as velas no Hanukiyah da direita para a esquerda, uma vela para cada dia do milagre de Chanucá (por exemplo, no segundo dia do Chanucá, há duas velas normais e uma vela Shamash no Hanukiyah). Bênçãos são proferidas enquanto alguém acende as velas da esquerda para a direita. De acordo com a tradição, a vela mais à esquerda representa o dia mais recente do milagre. Alguém a acende primeiro por estar muito grato pelo óleo ter durado ainda mais um dia. Conforme passam os dias, o Hanukiyah fica cada vez mais brilhante.
Estas são as bênçãos para acender o Hanukiyah:
  • bênção para as velas: Ba-ruch ata, A-do-nai E-lo-hei-nu, me-lech ha-o-lam, a-sher ki-de-sha-nu be-mits-vo tav, ve-tsi-va-nu le-had-lik neir shel Chan-nu-kah.
    Abençoado és, Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos comandou a acender as velas do Chanucá.
  • benção para o Chanucá: Ba-ruch ata, A-do-nai E-lo-hei-nu, me-lech ha-o-lam, she-a-sa ni-sim la-vo-tei-nu ba-ya-mim ha-heim ba-ze-man ha-zeh.
    Abençoado és, Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que realizou milagres para nossos ancestrais nos dias daquela época.
  • o Shehechyanu (dito apenas na primeira noite): Ba-ruch ata, A-do-nai E-lo-hei-nu, me-lech ha-o-lam, she-he-chya-nu ve-ki-ya-ma-nu ve-hi-gi-a-nu laz-man-ha-zeh.
    Abençoado és, Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que nos manteve vivos, nos sustentou e nos possibilitou chegar até este momento.
O dreidel


Foto cedida por About.com Graphic Design
Um dreidel com a letra shin
O dreidel é uma caixa rotativa de quatro lados com uma letra hebraica de cada lado. O jogo do dreidel era realizado no tempo de Antióquio, antes da revolta dos judeus. Devido à ameaça de morte pelos judeus praticarem sua religião, quando se reuniam para estudar a Torá, ou a santa escritura, eles tinham um dreidel manual. Se fossem descobertos pelos soldados gregos, eles podiam fingir que estavam jogando. No jogo, geralmente cada participante recebe uma quantidade de moedas ou um doce. Antes de girar o dreidel, cada jogador coloca dinheiro no pote, ou kupah. De cada lado do dreidel há uma letra hebraica. nun, gimmel, hey ou shin. Cada jogador gira o dreidel e vê qual letra caiu virada para cima. Cada letra representa um resultado diferente, desde não ganhar nada até levar o kupah todo. Para mais informações, veja holidays.net: jogando o dreidel (em inglês).
Gelt de Chanucá


Foto cedida por About.com Graphic Design
Gelt de Chanucá
A palavra gelt significa dinheiro em ídiche. No Chanucá, existe a tradição de dar moedas de verdade ou de chocolate de presente para as crianças. Muito provavelmente porque o Chanucá cai no Natal, dar o gelt evoluiu para dar e receber presentes em todas as 8 noites do Chanucá. Alimentos do Chanucá
Latkes
Para comemorar o milagre do óleo que durou 8 noites, os alimentos do Chanucá geralmente são fritos em óleo. Os latkes são os exemplos mais notáveis desses alimentos fritos. São panquecas de batata encontradas na maioria das casas judaicas durante o Chanucá. Elas são feitas fritando-se pequenas panquecas de batatas assadas unidas por ovos e/ou leite. Elas geralmente são comidas com molho de maçã ou creme de leite.
Sufganiyot
Em Israel, o costume é servir o sufganiyot, bolinhos com geléia fritos em óleo, no Chanucá. Lá, você pode comprá-los em qualquer esquina e são muito parecidos com os bolinhos com geléia que conhecemos na América. Eles são recheados com geléia e cobertos com açúcar de confeiteiro. Os sufganiyot lembram os bolos que foram preparados com pressa para os Maccabees quando foram para a batalha.
Na nossa época, o Chanucá adquiriu alguns significados extras por causa da proximidade com o Natal. Hoje em dia, as pessoas geralmente compram presentes de Chanucá como fazem com os presentes de Natal e o Hanukiyah se tornou um símbolo reconhecido da época do feriado.
O Festival das Luzes é a época para as famílias judaicas se alegrarem, jogarem, darem presentes e acenderem as velas. Ele comemora um triunfo sobre a perseguição religiosa e a importância de um milagre de dois mil anos.

Curiosidades:
  • Antigamente, o azeite de oliva era usado nas menorás de Chanucás.
  • A menorá que vemos hoje se assemelha ao do Templo Sagrado e começou a aparecer durante a Idade Média.
  • As menorás podem ser de muitas formas e tamanhos. A única exigência é que as chamas sejam separadas uma da outra.
  • Em Israel, um dreidel é chamado de sivivon.
  • A palavra ídiche dreidel vem do alemão drehen, que significa "virar".

Um comentário: