quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Como organizar suas finanças em 10 passos

Comece hoje mesmo! Como organizar suas finanças em 10 passos
Quando a desordem toma conta, consequências desastrosas podem acontecer na vida, em vários aspectos, inclusive financeiros. Dívidas, gastos desnecessários e nenhum dinheiro no final do mês podem ser resultados da falta de controle sobre seu próprio dinheiro. Porém, reverter esse quadro é mais fácil do que se imagina. Com persistência e atenção é possível colocar sua vida financeira nos eixos em 10 etapas.

Passo 1 - Escolha um único método de controle

Calculadora e moedas
O primeiro passo é escolher um método para controlar suas finanças há quem prefira usar softwares especializados, outros escolhem elaborar planilhas ou anotar tudo em uma lista na ponta do lápis. Evite usar mais de um método, pois pode gerar duplicidade de informações e o tempo gasto com essa atividade poderá se tornar um fator desmotivador.
Para alguns, usar planilhas complexas com fórmulas matemáticas desconhecidas pode gerar confusão, mas existe a opção de um controle simples com operações matemáticas de soma e subtração, o que é suficiente para saber o que está acontecendo com as contas.

Passo 2 - Organize a papelada

Agora é hora de organizar os papéis que ficam acumulados em lugares diferentes da casa. Mantenha recibos, contas, faturas, extratos e talões de cheques concentrados pelo menos em um só armário ou gaveta.
Separe uma caixa ou pasta para depositar as contas a pagar e informe a todos da casa que as contas devem ser colocadas ali assim que chegarem. Arquive os recibos das contas pagas em uma pasta com divisórias, assim poderá ter uma específica para cada mês.

Passo 3 - Consolide as informações

 Mulher organizando suas contas
Concentre a conta corrente, poupança e investimento em apenas um ou dois agentes financeiros, pois quando tudo está concentrado em apenas um ou dois extratos bancários fica mais fácil controlar. O mesmo vale para seguros e aposentadorias. Escolha um ou dois cartões de crédito que ofereçam vantagens de acordo com o seu estilo de vida e verifique as taxas, os benefícios e a abrangência do cartão.

Passo 4 - Organize seus pagamentos

Organize todas as contas de acordo com as datas de pagamento. Para quem concentra o dinheiro em apenas uma conta bancária, a dica é usar a conta que vença primeiro para agendar as outras no caixa eletrônico através do código de barra ou cadastre-as no sistema de débito automático. Outra opção é mudar as datas de vencimento para concentrar o pagamento aproximadamente uma semana após ter recebido seus ganhos.

Passo 5 - Anote tudo durante um mês

Agora é preciso entender tudo que está acontecendo com seu dinheiro para isso tenha em sempre em mãos uma caderneta. Anote todos os seus gastos logo depois de realizar os pagamentos, incluindo aqueles de baixo valor como cafezinhos, revistas, "happy hour", e esqueça-se de anotar também os ganhos quaisquer que sejam eles.
Assim, no final do mês você vai visualizar os gastos supérfluos e conseguirá cortá-los com facilidade.

Passo 6 - Compare: gastos X ganhos

 Economize!
Depois de ter anotado durante um mês todas as suas despesas, chegou a hora de fazer as contas para verificar se seus gastos estão compatíveis com seus ganhos. A regra é não gastar mais do que se ganha. Agrupe todas as saídas em três categorias:
Gastos fixos: são os gastos que se repetem todos os meses, cujos valores normalmente são os mesmos, por exemplo, aluguel, condomínio, financiamentos, TV a cabo.
Gastos variáveis: são gastos que também ocorrem todos os meses, porém, o valor pode diminuir ou aumentar dependendo do consumo.
Gastos eventuais: são aqueles que acontecem esporadicamente ou em ocasiões especiais.

Passo 7 - Em busca de liquidez

 Anotar os gastos é uma maneira de controlar as suas finanças
Feitas as contas é chegada a hora da verdade: você está gastando mais do que deve ou está conseguindo poupar um pouco? Se os gastos estiverem ultrapassando os ganhos não há outra saída a não ser economizar.
Em sua planilha comece de baixo para cima, verificando cuidadosamente os gastos eventuais, pois podem ser facilmente diminuídos, substituídos ou eliminados. Depois, vêm os gastos variáveis, organize uma campanha familiar para poupar energia elétrica e água ou para passar menos tempo ao telefone. Estipule objetivos realistas, como reduzir em 5% ou 10% o valor dessas contas.
Especialistas recomendam que a família possua uma reserva de caixa correspondente ao valor dos gastos médios com despesas fixas e variáveis no período de 6 meses. Esse dinheiro deve estar poupado em um investimento que possa ser imediatamente revertido em dinheiro caso haja necessidade, ou seja, investimentos de liquidez imediata. Assim, em caso de doença, desemprego e outras eventualidades, haverá soluções com mais tranquilidade.

Passo 8 - Separe um dia da semana para lidar com as finanças pessoais

Agora continue anotando seus gastos durante os próximos meses e escolha um dia na semana para lidar com assuntos relacionados às suas finanças. Separe meia hora por semana para verificar extratos, entradas e saídas ou organizar as informações caso você prefira anotar tudo diariamente.
A dica é concentrar seus esforços nesse único momento da semana e não preocupar-se com contas em outros dias. Assim, você não fica com a sensação de que o controle financeiro está tomando muito o tempo e continua motivado a manter tudo sob controle.

Passo 9 - Invista em regularidade

Nenhum controle pode ser feito a partir de informações esporádicas é preciso haver regularidade, estipule como objetivo acompanhar seu próprio controle por pelo menos três meses, faça revisões e ajustes no método caso perceba falhas. Depois desse período, você vai perceber que a rotina de controle traz benefícios, basta se esforçar para fazer disso um hábito permanente.

Passo 10 - Não hesite em pedir ajuda!

 casal que economiza
Se sua situação financeira atingiu um ponto inexplicável com dívidas espalhadas em diferentes agentes financeiros crescendo a juros que você não compreende, procure ajuda especializada. Existem empresas gabaritadas para ajudá-lo na renegociação de dívidas e no planejamento econômico familiar mais eficiente, esse é um investimento que pode retornar em mais tranquilidade e qualidade de vida para sua família.
É aconselhável estar sempre à procura de informações sobre o assunto, a literatura é vasta e há muito para se aprender na própria internet. Muitas vezes a linguagem simplificada ajuda a melhorar seus ganhos através do próprio capital. Veja como fazer o seu dinheiro render mais.

Um comentário:

  1. Bom dia vida preciosa,
    procurando no google fotos sobre mulher e finanças, encontrei seu cantinho e adorei. Vou usar umas dicas suas no nosso flog tá ???
    Beijo com carinho.
    Chris/Acre

    ResponderExcluir