terça-feira, 10 de agosto de 2010

HU convoca estudantes a ampliarem o número de doadores de sangue

1
O Serviço Social do Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, através do Projeto Doação em Ação, busca envolver a comunidade universitária no processo de doação de sangue. Os estudantes são capacitados para se tornarem agentes multiplicadores das ações de captação de doadores, e assim contribuírem na ampliação do número de alunos que doam sangue no Hospital. 

1
Julianne Leão – estagiária de Jornalismo
Para o desenvolvimento do projeto, que foi iniciado em 2008, é realizada uma seleção de alunos dos vários cursos de graduação da Ufal interessados em atuar como monitores. Os alunos selecionados participam de minicursos de capacitação, que abordam conteúdos básicos da área hemoterápica tais como: captação de doadores (estratégias e desafios); Desenvolvimento histórico da hemoterapia, Política Nacional de sangue e hemoderivados;  Ciclo do sangue entre outros.
Ainda como momento de formação dos monitores são realizadas oficinas para planejamento e avaliação de estratégias para os trabalhos educativos de captação de doadores de sangue e construídos instrumentos e materiais pedagógicos que poderão ser utilizados nesse trabalho, tais como vídeos, esquetes e jogos teatrais, folhetos, álbuns seriados, etc.
Depois de terem passado pelas etapas de capacitação e a construção das estratégias e instrumentos, os monitores com a supervisão dos técnicos envolvidos iniciarão as atividades de Captação de Doadores de Sangue com os usuários HU e com a Comunidade universitária (estudantes, servidores e professores). 
Durante o desenvolvimento da prática de captação de doadores será realizado um acompanhamento dos candidatos à doação que foram abordados no projeto com registro de sua doação, possibilitando pesquisar o impacto das ações de captação no aumento do número de doadores de sangue do HU. “A metodologia utilizada é participativa, buscando uma relação educativa e dialógica entre os atores envolvidos, de modo a gerar o desenvolvimento de uma maior conscientização sobre a importância da doação de sangue como ato de cidadania”, diz Eunice Alves, coordenadora do projeto.
O projeto já formou duas turmas de agentes multiplicadores nos anos de 2008 e 2009, onde 28 estudantes de graduação foram capacitados. O trabalho de captação de doadores no campus da Ufal é realizado através de vários instrumentos, tais como: montagens de stands em exposições na Biblioteca e Restaurante Universitário, abordagens em salas de aula, abordagens individuais; participação nas caravanas em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), divulgação por internet, entre outros.
Em 2010, o Projeto está formando outra turma de graduandos, composta por 20 estudantes. Nesta etapa o projeto utiliza a metodologia de pesquisa-ação para identificar e catalogar os impactos das ações de captação de doadores no aumento de número de doadores. O projeto foi contemplado com uma bolsista do Programa PIBIP Ação, da Pró-Reitoria de Extensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário