segunda-feira, 8 de junho de 2009

Diálogos Universitários- UFAL

Quarta-feira aulas e a noite palestra de Gustavo Loyola,ex-presidente do BNB.

Gustavo Loyola UFAL 2009

Por Alberto Carlos de Oliveira – 3º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo – UFAL








Na noite do dia 03 de junho, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) parou para receber a palestra do economista Gustavo Loyola ex-presidente do Banco Central. O evento, denominado Diálogos Universitários foi promovido pela Souza Cruz em parceria com a Empresa júnior de Economia e Contabilidade (ECONT Consultoria), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) juntamente com a referida universidade.

Com o auditório da Reitoria lotado o palestrante Gustavo Loyola fez uma excelente apresentação para aproximadamente 300 participantes, mostrando aspectos da atual crise econômica. Sua palestra demonstrou otimismo com a situação do Brasil para enfrentar a atual crise.

A economia mundial deverá encolher 1,3% neste ano, o palestrante mostrou que a atual crise financeira que abala o mundo, é a pior desde a crise do pós-guerra, e que os países desenvolvidos são os que sofreram os maiores impactos. Já no caso dos países emergentes, e em especifico o Brasil os impactos causados pela crise podem ser comparáveis a uma “marolinha”, citando o termo utilizado pelo presidente Lula.

O economista Gustavo Loyola afirmou que o país enfrenta o período turbulento “relativamente bem” por ter criado políticas econômicas responsáveis nos últimos anos. “A crise vai beneficiar o Brasil a médio e longo prazo porque nós vamos ser mais respeitados. O mundo vai ver que nós conseguimos passar pela crise sem crise”, disse. O economista também destacou a importância do recém lançado programa de habitação do governo federal “Minha casa, minha vida”, que pretende construir 1 milhão de moradias para famílias com renda de até dez salários mínimos. Para o economista, o programa vai ajudar a sustentar o crescimento da construção civil, gerando muitos empregos.



Essa foi a 51ª edição dos Diálogos Universitários e a 2ª vez que o programa esteve na UFAL. Em 2008, através do concurso “Eu Também Quero Dialogar” em que os próprios estudantes votaram por uma edição do Programa em sua universidade. Com quase 2 mil votos, os estudantes da Econt Consultoria derrotaram outras dez instituições concorrentes e trouxeram, pela primeira vez à Alagoas, o “Diálogos Universitários” e o jornalista de maior prestígio na área econômica, Carlos Alberto Sardenberg.




Nenhum comentário:

Postar um comentário