Muitas dançarinas gostam de trabalhar na própria técnica e coreografia sem precisar da ajuda de uma professora. Por isso, o Dança do Ventre Brasil traz a partir de hoje, dicas de como aprender ou aprimorar a Dança do Ventre em casa!
Com a ajuda de livros, vídeos, etc, você mesma pode organizar sua aula. Mas como fazer isso? Pode parecer simples, mas não é. Por isso, vamos às dicas.
Como se preparar para dançar
Quando estamos na escola, os professores aconselham nossos pais a criar todo um programa de estudo onde possamos fazer as lições de casa, tudo numa hora e num local adequados para isso, livre de distrações como a televisão. Os mesmos princípios básicos são válidos para adultos que estão tentando aprender algo novo.
Longe de distrações
Se tem algo que adoro fazer enquanto estudo inglês, por exemplo, é "assistir" (ouvir) televisão. Porém, isso me distrai tanto que o estudo leva mais tempo do que o esperado. Então para que eu consiga fazer tudo sem me atrasar (e da melhor maneira), preciso desligar a tv. Com a Dança do Ventre a coisa funciona da mesma forma. Pense no que pode te distrair enquanto você dança - provavelmente seus filhos, seu cachorrinho, seu gatinho, seu marido pedindo uma cerveja (aff!). Dê uma ocupação a tudo o que possa tirar sua concentração: deixe os animais em outro cômodo, certifique-se de que as crianças estão brincando ou estudando, ensine o caminho da geladeira ao seu marido. Encontre um momento só para você.
Você precisa de tempo
Se possível, reserve no mínimo uma hora para praticar a dança. Se você costuma fazer um aquecimento, rever o que aprendeu nas aulas passadas e praticar sozinha novos movimentos, uma hora passa voando. Infelizmente, nem todo mundo tem uma hora inteirinha sobrando. Por isso, se você tiver que praticar menos, pratique o que der. Lembre-se de que uma aula num curso regular de Dança do Ventre dura em média uma hora tambem. Se você está aprendendo ou revendo os passos em casa, por que não se dar os mesmos benefícios mas com uma maior concentração e relaxamento que você só encontra em casa?
Pratique regularmente
Tente praticar a dança ao menos uma vez por semana. Se você tem tempo para praticar mais, vai aprender ainda mais rápido. Quanto mais espaçadas forem as suas aulas em casa, mais rápido você vai esquecer do que aprendeu.
Defina metas realistas
Se você não tem certeza do que pretende ao começar suas sessões de dança em casa, então provavelmente não conseguirá evoluir muito. Decida se o seu objetivo ao praticar a dança do ventre é manter a forma, adicionar novos passos e movimentos aos que você já conhece, aprimorar técnicas, ou aprender o passo para uma coreografia num show. Todas essas metas são razões ótimas para se começar a dançar, porém você precisa direcionar cada uma delas para uma técnica diferente. Por exemplo, se você quer apenas aprender a dançar, então você precisa estabelecer a meta de dominar quatro novos movimentos e rever todos os movimentos que você conhece até então numa sessão prática de uma hora de duração. Mas se você quer usar a dança do ventre para perder peso ou manter a forma, então terá que programar o exercício usando movimentos aeróbicos contínuos.
Não se afobe quando estiver aprendendo passos novos.
Você precisa de tempo para entender todos os detalhes. Para cada movimento individual que o vídeo ou o livro ensina, você precisa de cerca de 5 minutos (ou mais, se precisar) para praticar. Volte o vídeo umas 4 ou 5 vezes e preste atenção aos detalhes que você possa ter deixado escapar.
* Escute cuidadosamente as explicações e preste atenção aos passos.
* Observe onde a professora apoia o peso do corpo, em qual lado, etc.
* Procure por detalhes que ela não explica usando palavras, mas sim com os movimentos dos braços, dos quadris, das pernas, etc.
* Faça o movimento junto com o vídeo, enquanto ele é ensinado.
* Depois de ter voltado o vídeo de 4 a 5 vezes para revisar um movimento, pause e coloque uma música para tocar. Repita várias vezes o movimento durante uns 3 minutos.
Faça um lista de todos os novos movimentos que você aprendeu em cada aula em casa. Nos dias seguintes, mesmo que você não tenha tempo para dançar, dê uma olhadinha nessa lista e tente relembrar como cada movimento é realizado. Na sua próxima aula, essa lista vai lembrá-la de quais movimentos devem ser revisados.
Praticando passos novos
Quando você tiver terminado de ver 4 ou 5 passos novos num vídeo, é hora de praticá-los. Desligue a tv e coloque uma música de dança do ventre para tocar. Comece fazendo uma espécie de dança livre, seguindo a música, usando todos os movimentos aprendidos em aulas anteriores. Faça um esforço para incorporar os movimentos que você acabou de aprender.
Concentre-se apenas na música e deixe seu corpo interpretá-la. Lembre-se que você tem agora novos passos para enriquecer e expressar a sua dança.
Relaxamento
Todo exercício deve ser finalizado com uma sessão de relaxamento. Isso faz com que seu corpo possa voltar ao "estado de inatividade" tranquilamente. Se você estava usando uma música agitada, coloque agora uma mais lenta e sensual. Aproveite o momento e relaxe usando os próprios movimentos que você aprendeu em um ritmo mais calmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário