quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

OS SETE PASSOS DA MEDITAÇÃO

1. Escolha um lugar tranquilo onde você não possa ser interrompido. Feche a porta, desligue o telefone e não deixe nesse local nem mesmo seu animal de estimação. Escolha um momento em que não esteja com fome, nem após ter comido uma refeição pesada.

2. Com uma roupa confortável e os pés descalços, sente-se num local onde se sinta bem acomodado. Se for numa cadeira, fique na ponta para apoiar os pés no chão. Se for no chão, sente-se sobre uma almofada, cruze as pernas.

3. Encaixe os quadris e mantenha a coluna ereta. Solte os ombros para não forçar a musculatura. Evite mudar de posição, mesmo que sinta dor e desconforto. Isso facilita a concentração e evita os pensamentos dispersivos.

4. Para manter a cabeça na linha da coluna, incline levemente o queixo para baixo até que ele fique paralelo ao corpo. A língua no céu da boca facilita a passagem da saliva. Mantenha os olhos semi-abertos e fixe-os num ponto para não adormecer.

5. Inspire e expire sempre pelo nariz. Enquanto você respira devagar e profundamente, repita uma palavra ou frase (mantra) que pode ser uma palavra neutra, como "um" ou "om", ou uma palavra inspiracional, como "amor" ou "paz".

6. Coloque a mão direita sobre a esquerda e una a ponta dos polegares. Repouse as mãos nesta posição em seu colo. Agora, procure esvaziar a mente, sem se concentrar em nenhum pensamento.

7. Quando algum pensamento invadir a sua mente, não brigue com ele, simplesmente redirecione sua atenção para o seu mantra e deixe que o pensamento se vá naturalmente. Pode ser difícil no início, mas com o tempo você passa a limpar a mente de todas as distrações.

Você também pode meditar antes de dormir. Acomode-se na posição que mais gosta para dormir e caia no sono repetindo mentalmente o mantra escolhido. Você dormirá melhor, terá bons sonhos e isto se refletirá em sua vida, pois você vai se sentir uma pessoa mais calma.

Experimente meditar com regularidade por 15 ou 20 minutos, pelo menos duas vezes ao dia e vivencie como essa prática pode transformar sua vida para melhor. Medite diariamente e sinta como sua vida se tornará plena de encantamento, prosperidade e força interior.

Embora muitos afirmem não ser possível meditar sem a presença de um mestre, eu particularmente acredito que se trata de mais um mito. As instruções acima, são baseadas em parte nos ensinos do Raja Yoga, associados às práticas da Meditação Transcendental (MT). Considero que essas instruções são suficientes para quem pretende iniciar a prática da meditação. No entanto quem quiser se aprofundar poderá fazê-lo frequentando os cursos de Meditação Raja Yoga, oferecidos gratuitamente na Universidade Brahma Kumaris, localizada na Rua Dona Germaine Burchard, 589 ( Perdizes ) São Paulo - SP. Telefones: (11) 3864-3694 / 3864-2639.

Um comentário:

  1. Olá Márcia

    Moro em Manaus,que eu saiba, aqui não tem curso para meditação transcedental, que é o que gostaria de aprender a praticar. Pode me ajudar? Quero muito aprender. Aguardo retorno!
    Meu e-mail-ousadi@ig.com.br

    ResponderExcluir