quarta-feira, 26 de maio de 2010

modelo_tcle_questionario_adultos

CARTA PARA OBTENÇÃO DO CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA PESQUISAS

Caro(a) Senhor(a)
              Eu, Márcia Regina Barbosa da Silva, estudante de Ciências Sociais, estando Matriculada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas,  sendo meu e-mail reginaufal@gmail.com, vou desenvolver uma pesquisa cujo título é: Questionario sobre: Identidade dos Pagãos (Bruxos/Wiccans) em Maceió. O objetivo deste estudo é o de poder ter um conhecimento de carater antropologico-urbano sobre a nova vertente religiosa chamada de wicca através de seus membros, o bruxos do novo tempo quem são, onde vivenciam sua cultura religiosa e como a sociedade o vê.

Gostaríamos de convidá-lo a colaborar de forma voluntária com esta pesquisa. Para este fim foram criadas 13 perguntas específicas sobre o assunto a ser estudado. Para responder estas questões o senhor levará alguns minutos. As perguntas estão aqui anexadas e o senhor está livre para lê-las antes de aceitar nosso convite para, se for de sua vontade, respondê-las.
As respostas a estas questões não terão qualquer interferência ou questionamento de minha parte ficando o senhor (a) livre para parar de responder as questões a qualquer momento que assim o desejar.
Sua participação não trará qualquer benefício direto ao senhor (a), mas poderá proporcionar um melhor conhecimento a respeito do assunto em estudo, o qual podera beneficiar outras pessoas.

Informo que o Sr(a) tem a garantia de acesso, em qualquer etapa do estudo, sobre qualquer esclarecimento de eventuais dúvidas. Se tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética da pesquisa, entre em contato comigo, MARCIA REGINA BARBOSA DA SILVA, pelo telefone (082)3214-1401

Também é garantida a liberdade da retirada de seu consentimento a qualquer momento e o senhor (a) pode deixar de participar do estudo, sem qualquer prejuízo a qualquer atividade que possa estar ocorrendo ou vir a ocorrer em nossa instituição.
Garanto que as informações obtidas serão analisadas em conjunto com outras pessoas, não sendo divulgado a identificação de nenhum dos participantes.
O Sr(a) tem o direito de ser mantido atualizado sobre os resultados parciais da pesquisa, e caso seja solicitado, darei todas as informações que o senhor(a) quiser saber.
Não existirão despesas ou compensações pessoais para nenhum participante em qualquer fase do estudo. Também não há compensação financeira relacionada à sua participação.
Eu me comprometo a utilizar os dados coletados somente para pesquisa e os resultados deverão ser veiculados por meio de artigos científicos em revistas especializadas e/ou em encontros científicos e congressos, sem nunca tornar possível sua identificação.
              Anexo está o consentimento livre e esclarecido para ser assinado caso não tenha ficado qualquer dúvida.



 


Termo de Consentimento Livre e Esclarecido


Acredito ter sido suficientemente informado a respeito das informações que li ou que foram lidas para mim, descrevendo o estudo sobre: Identidade dos Pagãos (Bruxos/Wiccans) em Maceió.
Eu tirei todas as minhas dúvidas sobre o estudo e minha forma de participação com a pesquisadora responsável pelo mesmo.
Ficaram claros para mim quais são os propósitos do estudo, os procedimentos a serem realizados, as garantias de confidencialidade e de esclarecimentos permanentes.
Ficou claro também que minha participação é isenta de despesas e que tenho garantia do acesso aos resultados e de esclarecer minhas dúvidas em qualquer tempo. Concordo voluntariamente em participar deste estudo sabendo que poderei retirar o meu consentimento a qualquer momento, antes ou durante o mesmo, sem penalidade, prejuízo ou perda de qualquer benefício que eu possa ter adquirido anteriormente ao estudo.


___________________________________                                          Data _______/______/______
Nome do entrevistado(a)



__________________________________                                          Data _______/______/______
Assinatura do(a) pesquisador(a)





Nenhum comentário:

Postar um comentário