segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Artigo: "Pontualidade: Mais do que uma questão de elegância"



Todo brasileiro parece ter nascido com a impontualidade instalada. É um conceito aceito, uma unanimidade nacional, muito mais que o futebol e a cerveja. E o pior é que todos sabem da importância da pontualidade, mas insistem em não ser pontual. Médicos, cantores e noivas deveriam receber o Oscar da impontualidade. A verdade é que quem chega depois ou faz esperar fica em desvantagem e, ao contrário do que imagina, perde pontos no jogo do poder.

Chegar quinze minutos atrasado a qualquer compromisso é tido elegante e/ou casual chique. É bobagem e em qualquer outro país do planeta é considerado uma tremenda grosseria.

Em compromissos de negócios o conceito de "fazer-se esperar", para demonstrar poder e importância, é um barco furado, um enorme erro e pode resultar em conseqüências desastrosas.

Chegar exatamente na hora marcada não é sinal de ansiedade, mas sim de respeito e profissionalismo.

Chegar mais cedo, é infinitamente melhor do que chegar atrasado. Demonstrará que você, além de bem sucedido, é uma pessoa cortês e organizada, qualidades raras hoje em dia.

Quem chega mais cedo terá ainda alguns minutos ou muitos se a outra pessoa se atrasar, para esquecer a correria do dia a dia, os problemas de trânsito, e colocar as idéias em ordem, articulando melhor o que está em jogo nesse encontro.

Se você chega atrasado, na correria, já está perdendo terreno, pois o seu interlocutor estará, provavelmente, predisposto contra você e irritado pela demora.

Chegando depois de você, é ele quem chegará pedindo desculpas e você já sairá na frente.

Pontualidade é importante até para as noivas no dia do casamento. O que também vale para cinemas, teatros e concertos, pois é uma regra de cortesia que deve ser aplicada em todos os casos independente de sexo ou hierarquia.

Nestes tempos difíceis, lembre-se sempre, em entrevistas de emprego, chegue no mínimo com meia hora de antecedência. Aproveite para relaxar, checar se está tudo em ordem, com você e documentos. Assim você vai chegar na hora, com ar de quem acabou de sair do banho, mesmo se o elevador estiver quebrado.

Não foi possível ser pontual. Deixe claro que você não costuma agir desta forma e que está realmente constrangido, explicando com calma e sucintamente o motivo do atraso.

Não corra eternamente contra o relógio. Administre melhor o seu tempo e no final você ganhará horas que podem ser aproveitadas para a sua melhor qualidade de vida.
Fonte: http://www2.uol.com.br/claudiamatarazzo/trabalho02.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário