terça-feira, 11 de agosto de 2009

O que fazer para afastar o risco de demissão.

Não há um único jornal no planeta que não cite a palavra "crise" para designar o momento atual. A economia continua em ré, levando empresas a demitir até mais do que previam
no final do ano passado. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), no final de 2008, apenas 27% das corporações não pretendiam demitir em 2009. Mas isso não significa que é impossível manter o emprego em tempos bicudos. Para ajudá-la a segurar o seu, conversamos com especialistas em carreira e elencamos as principais atitudes que você deve adotar para atravessar a turbulência sem risco de demissão.

Bom humor sempre
As metas estão mais altas? É preciso cortar custos? Aja sempre de maneira positiva. Energia, alegria e fôlego contam bons pontos. "Entenda a mudança das prioridades e se adapte rapidamente para contribuir com o posicionamento da corporação", diz Priscila Gelain D'Addio, gerente de relacionamento da Career Center, empresa de consultoria em gestão estratégica de recursos humanos. Também é preciso entender que, em momentos de crise, nem sempre a empresa pode manter todos os funcionários. E aí, se a catástrofe ocorrer - sim, ninguém está livre de uma demissão -, é preciso ter bons contatos e reconhecimento na área em que atua, o que facilitará a recolocação.

Foco no trabalho
A especialista Priscila Gelain D'Addio enfatiza que o mais importante é utilizar toda a sua competência e apresentar resultados. Uma boa maneira de ganhar pontos extras é pensar à frente do seu chefe. Se ele pede para que faça determinada tarefa e você responde "já fiz", passa a mensagem de que é eficiente e indispensável. Isso sem precisar alardear suas conquistas, o que, por outro lado, pode fazer você parecer pedante. "A profissional precisa estar sempre engajada em conquistar alta credibilidade dentro da organização, para que, na hora do corte, seja lembrada como alguém que faz a diferença", afirma Pedro Mandelli, da Mandelli Consultores Associados.

Invista em qualificação
"Muitas empresas sofrem com a carência de profissionais qualificados", diz Ralph Chelotti, presidente da ABRH. "Por isso, invista na sua formação". Exemplo: se você é formada em nutrição e faz um curso de especialização em marketing, está agregando valor à carreira. Alinhe os cursos que gostaria de fazer com as necessidades da empresa, conversando com a chefia e mesmo com colegas.

De olho na imagem
Procure sempre fazer a seguinte reflexão: que mensagem estou transmitindo com essa ação? Por exemplo, se o seu horário de trabalho termina às 17 horas, não esteja parada em frente ao elevador pontualmente às 17. Seus superiores irão achar que você está cansada da sua função. Cuidar da imagem vestindo-se e portando-se adequadamente e ter empatia com os colegas também são qualidades que só acrescentam aos profissionais.

Fonte:Revista Marie Claire, jul/2009

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