quarta-feira, 15 de julho de 2009

REFLEXOLOGIA PODAL

É a técnica que busca nos pés, áreas doloridas que, como na Zonoterapia, refletem o corpo humano por inteiro.

Através de estímulos nestas áreas, obtêm-se resultados que vão desde o alívio de pequenos desconfortos e dores até a eliminação de certos distúrbios em varias partes do corpo.

Baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo.

Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo.

A energia está sempre fluindo através de canais ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.

Quando esse fluxo de energia flui desimpedido, permanecemos saudáveis, e quando está bloqueado por tensão ou congestão, ocorre a doença..

Mediante o tratamento dos reflexos, os bloqueios são desfeitos, e a harmonia é restaurada a todos os sistemas.

Tratando um pé de cada vez, trabalhamos nos reflexos da sola, os lados e peito do pé, usando as técnicas digitais apropriadas.

Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostas em arranjo similar nos pés.

Nesta forma de terapia, útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças, é muito importante o relacionamento entre o terapeuta e o beneficiário no processo de melhora.

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso”.

***************************************************************************************

Segundo: José Joacir dos Santos

Cada pessoa é um ser diferente e isso conta em todos os sentidos. A reflexologia relaxa, acalma, produz a sensação de rejuvenescimento. Durante o tratamento o cliente passa por uma limpeza das toxinas e possíveis reações dependem do nível de desequilíbrio do cliente, mas nada é radical. É importante cumprir o tratamento até o fim e não abandoná-lo quando sentir alguma reação interna, física. Pode ocorrer alteração de humor mas de um modo geral para melhor. Por exemplo, pode haver aumento da urina e variação no odor na medida em que os rins passam a se equilibrar; aumento da mucosa do nariz e dos brônquios; náuseas; cansaço; dor-de-cabeça; distúrbios no sono; melhora na circulação etc. A ingestão de água é recomendada para facilitar a limpeza das toxinas. É importante lembrar que essa terapia tem uma tradição de mais de 2ooo anos, isto é, tempo suficiente para provar que tem seu benefício e, o mais importante, não se toma remédio. É saudável, e orgânica.

Para você compreender porque a reflexologia é eficaz, basta saber que cada dedo do pé, assim como a sola do pé, e cada dedo da mão, assim como a palma da mão, está conectado com um dos sete principais chácras. Quando um dedo pulsa ou coça, é sinal de que o chácra a ele conectado pode está obstruído naquele momento, por uma emoção ou qualquer outro problema físico ligado à alimentação e está alarmando. Quando os chácras estão equilibrados, todos os dedos se apresentam macios, sem feridas, sem cortes, sem problemas. Os chácras também tem sensores em outras partes do corpo, por exemplo, joelhos. O nariz coçar demais, por fora, é uma informação enviada pelo chácra básico de que a energia está fraca. Problemas no calcanhar também estão relacionados ao desequilíbrio do chácra básico, por exemplo rachaduras, calos. É preciso observar muito sinais que o nosso corpo envia para os pés.

O desbloquio energético dos chácras também é alcançado pela massagem direcionada e profissional, várias sessões. Por isso que a reflexologia é eficiente. Ao trabalhar os pés ou as mãos, o reflexologista está lidando diretamente com todo o sistema do corpo físico e facilitando o desbloquio energético que vai se refletir em todas as demais conexões que ligam a todos os demais corpos porque tudo está interconectado como uma rede de computadores.

Olhe para a foto do pé acima: Vamos numerar os dedos da esquerda para a direita. Então, o dedão recebe o número 5, e está conectado com o chácra do Plexo Solar. O midinho é o número 1 e está associado ao chácra do coração. A tabela é:

5 - Plexo Solar; 4 -Garganta; 3 -Sexual; 2-Terceiro Olho; 1 - Coração. A Sola do pé é o chácra Coronário e o Calcanhar é o chácra Básico. Isto é válido para ambos os pés. Por exemplo, uma ferida que aparece no dedo número 4 é sinal de desequilibro na garganta. Uma topada não serve como indicação, mas se você topa demais e fere muitos os pés você pode está estressado ou depressivo — de um modo geral, a sua energia vital está baixa. Como o chácra da garganta faz parceria com o chácra sexual, então você tem que trabalhar os dois ao mesmo tempo. Uma pessoa com problemas de ovários ou nas genitais pode refletir na garganta e vice-versa. Este estudo foi realizado e aperfeiçoado há séculos por yoguis indianos, e os médicos orientais dominam bem este assunto porque os meridianos do baço, fígado, estômago, bexiga e rins nascem nas pontos dos dedos dos pés.


REFLEXOLOGIA

O que é?
Como funciona?

Não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com massagem de corpo de maneira geral – é uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.

Como os pés representam um microcosmos do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos num arranjo similar ao dos pés.

A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas.
Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

Desta forma, os pés podem desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa saúde.

Donde veio?

As origens da Reflexologia remontam à Antiguidade, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica.
Embora não se saiba ao certo quando e como começou, as evidências indicam que a reflexologia tem sido praticada por diversas culturas ao longo da História.

De acordo com uma teoria que goza de grande aceitação, a Reflexologia nasceu na China há cerca de 5000 anos.
O documento mais antigo que descreve a prática da Reflexologia foi encontrado em escavações no Egipto. Trata-se de um pictograma produzido à volta de 2500 a 2330 a.c. e foi descoberto no túmulo de um médico egípcio, Ankmahar, em Saqqara.
Pela observação do túmulo conclui-se tratar-se de uma pessoa muito importante na sua época e que gozava de grande prestígio.

A Reflexologia passou por diversas fases e foi praticada de várias maneiras ao longo dos anos, diferindo em estilo e localização dos pontos consoante o estudioso/terapeuta.

Hoje em dia, os estilos e mapas reflexológicos estão mais aproximados uns dos outros e poucas diferenças apresentam entre si!


Nenhum comentário:

Postar um comentário