quinta-feira, 24 de setembro de 2009

12 passos para dormir bem – e acordar linda

Se você quer fazer algo realmente eficaz para se sentir mais bonita, tenha boas horas de sono. E ainda aproveite a noite para usar novos cosméticos que potencializam a nutrição da pele e do cabelo. Veja nossas dicas

Vânia Goy
Justin Guariglia 
1. Reduza a ingestão de cafeína. Pelo menos três horas antes de ir para a cama, deixe de consumir a substância – presente no café, em bebidas energéticas, nos chás mate, preto, verde e branco e também nos chocolates.
2. Pegue leve no jantar. “Estudos de qualidade do sono relatam que no período da noite devemos ingerir quantidades pequenas de carboidratos integrais, como pão, arroz e bolachas, além de vegetais e proteínas magras e de fácil digestão, como frango, peixe ou ovos”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio. Vale a pena também diminuir o tamanho das porções, já que nas próximas horas você não gastará muita energia.
3. Medite. Uma pesquisa apresentada no 23.º Congresso Anual da Associação Profissional de Sociedades do Sono, realizada este ano nos Estados Unidos, sugere que a prática melhora a qualidade do sono.
4. Prepare um escalda-pés. Siga a receita da aromaterapeuta Sâmia Maluf: em uma bacia, coloque água morna, três gotas de óleo essencial de lavanda e bolinhas de gude para massagear a planta dos pés. Um jeito delicioso de finalizar o dia.
5. Não espere a preguiça chegar. Você sabe que tirar a maquiagem e limpar o rosto antes de dormir é fundamental para evitar que os poros fiquem obstruídos e a pele, com aspecto de cansada. Portanto, não caia no erro de deixar essa tarefa para quando você já está sonhando com a cama. Cuide-se enquanto ainda se sente disposta.
6. Trate do rosto na hora certa. Muitos tratamentos anti-idade, por conterem ácidos, só devem ser usados à noite, longe dos raios solares. Sendo assim, esse é o momento certo de aplicar antirrugas, tão importantes a partir dos 30 anos.
7. Nutra os cabelos. A nova aposta da indústria de cosméticos são os cremes capilares noturnos. Aplicados nos fios secos, eles não precisam ser retirados de manhã e nutrem, hidratam e domam os cabelos. “Qualquer tipo de cabelo pode receber esses produtos”, diz Evandro Ângelo, do Salão EV, em São Paulo. “Para finos e lisos, que sofrem com o frizz, use pouca quantidade, só nas pontas.”
8. Hidrate mãos, pés e lábios. De dia, essas áreas sofrem muito atrito, e os cosméticos podem não penetrar bem. À noite, invista em balms na boca. “Eles criam uma película que não deixa a água evaporar”, diz a dermatologista Denise Steiner. Nas mãos e nos pés, passe um hidratante forte ou um creme para cutículas.
9. Beba um copo de leite quente. A bebida tem triptofano, que contribui para a formação de serotonina, um neurotransmissor tranquilizante.
10. Aprenda automassagem. O professor Javier Sunder, do estúdio YogaFlow, ensina uma sequência: toque com delicadeza o canto interno dos olhos e faça movimentos circulares curtos suavemente. Massageie também sobrancelhas, têmporas, mandíbula e orelhas. Finalize deslizando a palma das mãos, de baixo para cima, pelas bochechas até as orelhas, abrindo a expressão e criando um leve sorriso nos lábios.
11. Aquiete a mente. “Depois do jantar, procure fazer atividades relaxantes, e não estimulantes”, diz Luciano Ribeiro, neurologista do Instituto do Sono. Ouça uma música suave, leia um pouco (esqueça os relatórios do trabalho!) e, no quarto, evite consultar emails, ver TV ou falar no celular. Mais uma dica: “Não reveja compromissos nem faça contas mentalmente quando estiver deitado”, diz Fernando Balieiro, otorrinolaringologista responsável pelo laboratório do sono do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos.
12. Avalie sua cama. Você deve trocar o colchão a cada dez anos – e optar por modelos com estrutura rígida e molas. Prefira também travesseiros de altura média. “Os altos ou baixos demais causam dores no pescoço”, diz o neurocirurgião Francisco Sampaio, especializado em cirurgia de coluna.
Leia no GNT: o poder dos banhos terapêuticos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário