quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Estágios do sono:

 
 
Durante o sono o indivíduo apresenta dois padrões de ondas cerebrais (teta e delta). Essas ondas ficam mais lentas no sono profundo. Assim, quanto mais lento o padrão da onda, mais profundo o sono.

Os sonhos acontecem no sono REM (movimento rápido dos olhos). Em uma noite de sono ocorre em torno de 3 a 5 ciclos de sono REM. Caso a pessoa seja acorda nesta fase, provavelmente saberá, muitas vezes com clareza, o que estava sonhando. Já na fase de sonho não-REM (NREM), caso seja despertada, não estará sonhando.

É necessário passar pelos dois tipos de sono durante uma noite (REM e NREM) para se obter os benefícios necessários para uma boa noite de sono.
 
O uso de medicação para dormir atrapalha este ciclo fisiológico. Portanto, as medicações devem ser prescritas somente com orientação médica especializada.

A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Alguns pesquisadores ressaltam para o desequilíbrio nos níveis de serotonina no organismo e o estresse provocado pelo desgaste diário ou por situações conflitantes como causas mais importantes.

Higiene do sono:

Denominamos higiene do sono atitudes para melhorar a qualidade do sono. Assim, evita-se entrar com medicação precocemente ou desnecessariamente. Como sabemos, os indutores do sono levam à dependência caso seja utilizado de forma inadequada.
  • Diminuir o consumo de cafeína (café, colas, chás, chocolates, etc).
  • Evite prática de atividades físicas à noite (principalmente perto do horário de dormir).
  • Tome um banho morno antes de ir para cama (relaxamento do corpo).
  • Mantenha o ambiente de dormir (quarto) o mais tranqüilo possível,evitando aparelhos de -TV, computadores, etc.
  • Tome um copo de leite morno, pois o leite contém substancias (aminoácidos triptofanos) que ajudam no relaxamento muscular e induz ao sono.
  • Não leve “problemas” para a cama. Não adianta resolver um problema de trabalho ou pessoal na hora de dormi, só vai aumentar a ansiedade e conseqüentemente prejudicar o adormecer.
  • Mantenha o quarto com o mínimo de claridade possível (ou totalmente escuro).
  • Evite ruídos desnecessários. Caso não consiga eliminá-los a utilização de protetores de ouvidos ajuda a abafar o som.
  • Utilize travesseiros e colchão adequados.
  • Caso não consiga dormir, levante, faça outras atividades até que o sono reapareça. Ficar “rolando” na cama só aumenta o nível de ansiedade.

    ***(minha fonte foi o blog:   pdisaude.blogspot.com ).

    Referências Bibliográficas:

    -http://pt.wikipedia.org/wiki/Ins%C3%B4nia
    -MORIN, C.M., LEBLANC, M., DALEY, M., GREGOIRE, J.P., MERETTE, C. Epidemiology of insomnia. Sleep Med 2006;8(6):319-330.
    -ROSSINI, S., REIMÃO, R. Chronic insomnia in fibromyalgia patients: psychological and adaptive aspects. Rev Bras Reumatol 2002; 42(5):285-288.
    -REIMÃO, R. (ed.). Sono: Estudo Abrangente (2a. ed.). São Paulo: Atheneu Editora, 1996.
    Marshall Brain. "HowStuffWorks - Como funciona o sono". Publicado em 01 de abril de 2000.
    -http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=39
    -http://pt.wikipedia.org/wiki/Ins%C3%B4nia

Nenhum comentário:

Postar um comentário