quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Banheiro, chuveiro ou bacia: aprenda a fazer banhos terapêuticos em casa

divulgação
O autor do livro “Curso completo de terapia holística e complementar”, Nei Naiff, ensina como preparar seu banho em casa. “Se fizer uma mistura com água muito quente, ela deve ser utilizada antes que esfrie, porque as propriedades medicinais dos óleos se evaporam rapidamente” diz. Ele dá dicas para três banhos. 

Leia mais:
Conheça o poder dos banhos terapêuticos e mergulhe nessa idéia
Óleos essenciais: conheça algumas novidades e os clássicos

Banheira
É indicado para relaxar e acalmar. “E suavizar tanto as dores físicas quanto as emocionais podendo, inclusive, ser empregada para um momento de amor. Massageiem um ao outro, estimulem-se!”, sugere. Coloque 21 gotas do óleo essencial desejado na água ou, se preferir utilizar a sinergia de três óleos, pingue 7 gotas de cada tipo. Além disso, podem ser adicionadas duas colheres de sopa de óleo de amêndoas para hidratar a pele. Mexa bem a solução, faça o banho de imersão, relaxe e sinta o aroma sendo exalado pelo vapor da água quente. Permaneça entre 15 a 30 minutos, no máximo. Se sua pele for muito seca, adicione um pouco de óleo de abacate ou de amêndoas doces.

Chuveiro
Indicado para a limpeza da aura e dos chacras, a retirada da energia negativa e do cansaço do dia, segundo Nei Naiff. Leve um vasilhame de plástico (garrafa ou bacia) para o banheiro. Após o banho habitual, encha-o com a própria água do chuveiro. Feche a torneira. Adicione 10 gotas de óleo essencial de lavanda, uma colher (café) de sal de cozinha ou de bicarbonato de sódio e outra de açúcar. Misture. “Banhe todo o corpo. Se desejar pode jogar aos poucos enquanto se automassageia”, ensina.

Bacia

Simples e fácil, pode ser efetuado a qualquer hora ou lugar. “Bom para aliviar um dia de tensão, dores no corpo, cansaço, exaustão”, sugere o autor. Em uma bacia de plástico com capacidade de 7 ou 8 litros, coloque 5 litros de água quente, adicione 10 gotas de óleo essencial de rosas (se desejar relaxar) ou de gerânio (para estimular) e uma colher de sopa de sal de cozinha ou de bicarbonato de sódio. Coloque os pés por 15 minutos, movimentando-os de vez em quando. Retire e deixe-os, por mais dez minutos, enrolados em uma toalha limpa e seca.

Cuidados
Duas horas antes da terapia, evite refeições pesadas e beba muito líquido nas horas seguintes ao banho para não desidratar. O ideal é que não sejam ingeridas bebidas alcoólicas por 12 horas. Não faça o banho se estiver menstruada, dizem os especialistas. Atenção às substâncias usadas nos óleos. Se você é alérgico a algum componente, troque. Consulte um médico em caso de gravidez, estado pós-cirúrgico, asma, distúrbios cardíacos,  pressão arterial ou outras particularidades.

Fonte: GNT.GLOBO.COM


Nenhum comentário:

Postar um comentário