segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dieta para evitar os dias de TPM.


Muitas mulheres se queixam deste incomodo, e em muitos casos ela pode ser evitada com a prática de exercícios e alimentação adequada.

A dismenorréia, é popularmente conhecida como cólica menstrual, um problema que costuma incomodar muitas mulheres e sua principal característica é uma dor abdominal baixa que costuma começar algumas horas antes ou concomitantemente à menstruação, podendo durar de horas a dias. A dor pode irradiar para a região lombar e para as coxas, sendo mais intensa geralmente no primeiro dia da menstruação.

Em boa parte dos casos, a dor pode ser acompanhada por alguns sintomas como náuseas; vômitos; fadiga, nervosismo, cefaléia, sudorese, vertigem, lombalgia, diarréia, etc, podendo ser classificada como primária ou secundária. A primária caracteriza-se pela ausência de doença pélvica que justifique os sintomas. Já a secundária está associada a alguma doença pélvica que pode ser responsável pela dor menstrual. As causas mais frequentes são: endometriose, miomas, doença inflamatória pélvica etc.

Para diagnosticar o caso a mulher pode incluir exame físico e ginecológico, e podem ser solicitados também exames complementares.

O tratamento da dismenorréia pode incluir diferentes abordagens, a depender de cada caso. Entre as possibilidades estão medicamentos, como antiinflamatórios, e tratamento hormonal. Mas atenção! Nunca utilize medicamentos por conta própria! É essencial que haja orientação, prescrição e acompanhamento médico do tratamento.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a evitar as dores das cólicas:

- Praticar atividade física regularmente (com orientação médica);
- Manter alimentação rica em proteínas e vitaminas, sem excesso de gordura, álcool, cafeína e sal;
- Eliminar o cigarro.

A educação e a informação são essenciais, em todas as fases da vida da mulher. Conhecer o significado da menstruação, saber a forma como ocorrem os ciclos menstruais e seus sintomas associados - tudo isso é de grande importância. Quanto mais a mulher conhece o seu corpo, melhor ela aprende a cuidar de si e da sua saúde!

E não se esqueça: Consulte regularmente o ginecologista, mesmo que não tenha qualquer sintoma. A consulta periódica é de grande importância para a prevenção e a detecção precoce de eventuais problemas. É, portanto, uma atitude preciosa para o cuidado com a sua saúde global. 




Para não causar mais estresse, mais brigas, mais cólicas e mais descontentamento e choro no próximo ciclo, siga esse manual de alimentação na TPM.
1- Reduza o consumo de sal: um dos sintomas da TPM é a retenção de líquidos. Assim, se comer muito sal, esses sintomas vão piorar. Evite comer embutidos, como salsichas, presuntos, conservas e salgadinhos industrializados;
2- Beba muita água, água de coco e sucos, pois ajudam a diminuir a retenção de líquidos;
3- Evite bebidas alcoólicas. Elas podem provocar a queda de açúcar no sangue;
4- Alimentos ricos em cafeína tendem a aumentar a tensão e a sensibilidade, além de causar insônia, dores de cabeça e irritabilidade. Neste grupo está o café, o chá preto, os refrigerantes a base de cola e o guaraná (este contém três vezes mais cafeína que o café);
5- Fique longe das frituras;
6- Alguns estudos demonstraram forte relação entre o consumo de açúcar e produtos refinados à acentuação dos sintomas da TPM. Por isso, tente substituir o açúcar refinado por mascavo ou mel. O consumo em demasia de carboidratos simples está associado ao aparecimento de inchaço, alterações do humor e cansaço;
7- Procure aumentar a ingestão de carboidratos complexos, como aveia, cereais, pães e arroz integral, e trocar todos os produtos refinados por integrais. Pelo alto teor de fibras destes alimentos você pode evitar a prisão de ventre e os desconfortos gastrintestinais piorados nessa época;
8- Nesse período lembre-se de comer alimentos ricos em vitamina B6. Ela está presente em todas as fases do ciclo de vida feminino, ajuda a controlar a TPM e na menopausa afasta os efeitos colaterais da reposição hormonal. Você encontra a vitamina B6 nos peixes (principalmente salmão), frango, carne de porco, fígado, rim e ovos. Já os vegetais mais apropriados são os cereais integrais, feijões (destaca-se a soja), amendoim e nozes. Entre as frutas, a mais rica é a banana;
9- O cálcio tem mostrado melhora no humor, na concentração, no comportamento e na redução da retenção de líquidos. As fontes são os leites e derivados, queijo tofu, vegetais folhosos verdes escuros;
10- O magnésio alivia o quadro de dores de cabeça. Junto com a vitamina B6, evita o ganho de peso no período pré-menstrual, melhora o sono, diminui a sensibilidade ao estresse, regula o ciclo menstrual e sua duração. Você encontra o magnésio em carnes, frutos do mar, vegetais verdes e laticínios.
11- Ainda podemos citar o zinco, importante na formação de hormônios e sua função reprodutiva. Tem ação antiinflamatória contra a formação de acnes e está presente em produtos integrais, levedo de cerveja, gérmen de trigo e carnes.
12- A vitamina E, eficiente na diminuição das dores nos seios, também é encontrada em cereais integrais, frutas oleaginosas e na gema de ovo.
 

Dicas gerais para conviver melhor com a TPM
1- Quando você vestir as roupas que escolheu para o dia, poderá notar que nada é adequado para esses dias. Até você receber os benefícios do tratamento médico, procure não usar roupas apertadas. O contato com a roupa que parece um número menor é mais um fator de estresse que vai irritá-la o dia todo, pois você irá achar que começou a ganhar peso.
2- Aproveite para pesar-se e saber quanto de líquido você retém em seu período pré-menstrual. Lembre-se que ganho de peso pode ser só água e não gordura. Não entre em desespero e pânico só por líquidos retidos.
3- Nos dias de hoje a escolha do que comer é um fator essencial. Principalmente nestes dias alterados, o que se ingere faz muita diferença. Uma dieta rica em proteínas e fibras e pobre em açúcar refinado e sal é a ideal 


Indicação de suco para alívio das cólicas: o louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuráticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal.
Ingredientes: 3 fatias de abacaxi; 1/2 maçã; 1 fatia fina de gengibre; 1 folha de louro
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liquidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário