sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Os frutos da terra

A natureza é generosa. Tão generosa que às vezes não percebemos como podemos aproveitar os frutos da terra na cozinha. Encaramos como natural a preparação dos alimentos e esquecemos que muitos ingredientes podem ir direto da terra para o prato sem qualquer tipo de cozimento ou fritura _ uma simples lavagem com água é o único pré-requisito. 
Que tal, então, um desafio? Preparar uma refeição somente com ingredientes in natura, sem a necessidade de ligar o fogão. Para ajudar, aqui vai uma proposta de salada verde com frutas que faria inveja aos nossos ancestrais que dependiam do humor da Mãe Natureza para se alimentar direito. Apenas dois contrabandos serão permitidos: azeite de oliva, que, na verdade, é um suco de azeitonas, e sal.



    Ingredientes (para duas pessoas):


    - Um pé de alface 
    - Um maço de rúcula
    - Uma maçã
    - 4 tomates
    - Um pepino
    - 50g de nozes
    - 4 morangos
    - Um limão siciliano
    - Uma lima-da-pérsia
    

Comece pelo molho. Em um pequeno pote, esprema o limão e a lima (tire as sementes do pote). Adicione 50ml de azeite e sal. Bata com uma colher até deixar a mistura homogênea e adicione o tomate e o pepino, ambos cortados em cubos. Deixe descansar por no mínimo 15 minutos. É importante misturar o tomate e o pepino em separado para que eles absorvam a maior parte do sal.
Corte a maçã e os morangos em pequenos pedaços. Rale ou quebre as nozes (use um pilão se preferir quebrá-las). Numa tigela, jogue a alface, a rúcula e as frutas. Coloque o molho, o tomate e o pepino por cima. Regue com azeite e decore com as nozes. Para finalizar, faça raspas da casca do limão com uma ralador e jogue por cima de tudo.

Fonte: http://www.tramontina.com.br/www/mix/mix.aspx?mix_id=217

Nenhum comentário:

Postar um comentário